Sobre o CFL

Quem Somos

Criado pelo Ministério Fiel em 2012, o Curso Fiel de Liderança - CFL - foi desenvolvido com o propósito de proporcionar, de forma acessível, aos cristãos residentes no Brasil e ao redor do mundo, a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nas Sagradas Escrituras, através de um conteúdo teológico de excelente qualidade, a fim de contribuir para o crescimento espiritual de cada cristão, e para edificação da igreja, o corpo de Cristo.

Para isso, o CFL tem o propósito de, ao longo dos anos, ampliar sua variedade de cursos, prezando sempre pela fidelidade teológica do material didático utilizado, bem como pela qualificação do corpo docente, formado por professores brasileiros e estrangeiros de reconhecida excelência acadêmica, abrangendo, assim, diversas áreas do ministério cristão.

A acessibilidade se dá pelo fato do CFL lançar mão de recursos tecnológicos e oferecer seus cursos a um baixo custo, em um ambiente totalmente online.

Contribuindo para a expansão do evangelho, o CFL apoia projetos missionários e, em parceria com o MAP, oferece bolsas de estudos aos seminaristas, missionários e pastores adotados pelo projeto, equipando esses obreiros para o serviço ministerial.

O CFL recebe apoio de ministérios internacionais e tem como parceiros diversas instituições teológicas que professam a mesma linha doutrinária do Ministério Fiel, a fé reformada.

O CFL conta, ainda, com um instrumento fundamental, sem o qual nada disso seria possível, a graça do nosso Senhor, o Deus Soberano. A Ele toda a glória!

Cursos

Bolsa de Estudos

COMO FUNCIONA?

Com a finalidade de contribuir para melhor formação dos pastores adotados pelo MAP (Ministério Adote um Pastor), oferecemos bolsas de estudo aos seminaristas, missionários e pastores que fazem parte deste projeto

COMO PARTICIPAR?

1 - Adote um Pastor! 

Há muitos obreiros, que estão à frente de ministérios locais, que não têm condições de investir em sua própria formação acadêmica e estão aguardando apoio de irmãos e igrejas que desejam investir em suas vidas e, assim, contribuir para a edificação da Igreja.

Você pode adotar um pastor, com apenas uma pequena contribuição mensal! 

Entre no site do Ministério Adote um Pastor (clique aqui: MAP), e veja os obreiros que estão aguardando por adoção.

Participe dessa obra missionária, ADOTE UM PASTOR!

2 - Como Bolsista

Para ser um bolsista é necessário ser adotado. O Ministério Adote um Pastor é um projeto missionário que, para exercer sua função, depende das ofertas dos mantenedores do projeto.

Para adoção, há uma lista de espera. Os irmãos inscritos no MAP, aguardam até 3 anos para serem adotados e, só então, passam a usufruir dos benefícios da adoção. 

Para entrar na lista de espera para adoção, é necessário preencher os seguintes pré-requisitos:

  • Ser pastor, missionário ou seminarista;
  • Comprovar não ter condições financeiras para investir no ministério que o Senhor lhe concedeu.

Onde Estamos

Os cursos do CFL são ministrados nas dependências do Ministério Fiel.

Contamos com um auditório confortável e moderno, com tomadas para laptops e rede Wi-Fi.

Endereço:

Edifício Fiel
Rua Espinosa, 45
Bosque dos Eucaliptos
São José dos Campos - SP
Cep: 12233-300

Como chegar:

Por São Paulo;
Por Campinas;
Pelo Rio de Janeiro.

Aeroporto - Mapa
Rodoviária - Mapa

Legislação Cursos Livres

Definição e Informações Legais sobre Cursos Livres

Os cursos livres têm como Base Legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3° e PORTARIA Nº 008, de 25/06/2002 publicado no DIÁRIO OFICIAL – SC – Nº 16.935 – 27.06.2002.

O Curso livre à distância  é uma modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

A Constituição Federal em seu Artigo 205/CF, “caput”, prevê que a educação é direito de todos e será incentivada pela sociedade.

Tal prática é defendida também pelo Artigo 206/CF que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

Curso Livre – Lei nº 9.394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a modalidade de Educação Profissional.

Educação Profissional, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.

Conforme a Lei nº. 9394/96, o Decreto nº. 5.154/04 e a Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) citam que os cursos chamados “Livres” não necessitam de prévia autorização para funcionamento nem de posterior reconhecimento do Conselho de Educação competente.

Não existe legislação específica que regulamente estes cursos, por isto, os cursos livres não são passíveis de regulação por parte do Ministério da Educação.

Não havendo exigência de escolaridade anterior.

A categoria Curso Livre atende  a população com objetivo de oferecer profissionalização rápida para diversas áreas de atuação no mercado de trabalho, ex: Informática, Atendimento, Secretariado, Webdesign, Segurança, Idiomas, Culinária, Corte & Costura, Estética, Beleza, etc.

Livre significa que não existe a obrigatoriedade de: carga horária podendo variar entre algumas horas ou vários meses de duração, disciplinas, tempo de duração e diploma anterior.

Desse modo, a oferta desses cursos não depende de atos autorizativos por parte deste Ministério, quais sejam: credenciamento institucional, autorização e reconhecimento de curso.

As escolas que oferecem este tipo de curso têm direito de emitir certificado ao aluno em conformidade com a Lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97).

Lembrando que Curso livre não tem vínculo nem reconhecimento pelo MEC/CAPES.

Esses Certificados têm validade legal para diversos fins, porém não podem ser convalidados, validados ou chancelados por escolas reconhecidas pelo MEC/CAPES.

A jurisprudência do Conselho Nacional de Educação tem sido no sentido de declarar-lhes a equivalência, de acordo com regras amplas e flexíveis.

Cooperativas, Empresas e Profissionais Autônomos também podem ministrar tais cursos e emitir certificado.

As pessoas que fazem os nossos Cursos Livres investem na qualificação de sua área de atuação.

Embora os cursos livres sejam isentos de fiscalização e reconhecimento pelo MEC, o Curso Fiel de Liderança não dispensa os critérios acadêmicos e didático-pedagógicos exigidos a qualquer outra modalidade de cursos, sejam eles “livres” ou não, presenciais ou à distância.

Receba Nossas Novidades

Cadastre-se para receber as novidades sobre o Curso Fiel de Liderança.



Muito obrigado, seu e-mail foi cadastrado com sucesso!